Passageiros que utilizam o Terminal da Ponta da Espera começam a ser testados
Caso o teste rápido indique contaminação do paciente, ele será encaminhado para uma sala, onde será coletado o RT-PCR

Passageiros que utilizam o Terminal da Ponta da Espera começam a ser testados

O Governo do Estado iniciou, nesta terça-feira (25), a testagem em massa da população. Passageiros que utilizam o Terminal da Ponta da Espera, importante via de ligação entre a Ilha de São Luís e o continente, foram os primeiros.

As pessoas que testarem positivo durante a ação serão imediatamente isoladas e encaminhados para uma das unidades estaduais de referência no tratamento da Covid-19, ou unidade particular caso possua plano de saúde.

A testagem está acontecendo na área comum do Terminal de Passageiros da Ponta da Espera – São Luís e será facultativa. Inicialmente, acontecerá durante toda a semana e a continuidade da mesma será definida de acordo com o número de casos ativos e aceitação da população.

Segundo o governo, os testes utilizados na barreira sanitária do ferryboat, são testes que a Secretaria de Estado da Saúde já tinha em estoque.

O método que está sendo utilizado na ação é o Teste Rápido de Antígeno, realizado através de amostras coletadas através de swab, um cotonete estéril que é inserido no nariz. Esse tipo de teste identifica o vírus no início da doença, especialmente na primeira semana, quando o indivíduo possui grande quantidade do vírus Sars-CoV-2.

Fluxo

Caso o teste rápido indique contaminação do paciente, ele será encaminhado para outra sala, onde será coletado o RT-PCR, que será analisado pelo Laboratório Central do Maranhão (Lacen/MA) e realizada uma entrevista para saber por onde o paciente passou. Se identificada a necessidade, essa amostra será encaminhada para o Instituto Evandro Chagas em Belém/PI, onde será realizado o sequenciamento da amostra para saber de que tipo de variante se trata.

SUA REAÇÃO!


você pode gostar

Facebook